Logo | AMPID | Observatório |
Logotipo do Observatório

Notícias

INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS É DESTAQUE NA BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS, DA TRENSURB

A biblioteca já tem sua primeira associada cega inscrita e oferece 11 títulos em braile. No total, já atingiu 384 sócios e emprestou 537 livros, desde a sua inauguração, em 15 de dezembro de 2008.

A Biblioteca Livros Sobre Trilhos, na Estação Mercado da Trensurb, que tem o apoio do Instituto Brasil Leitor e da empresa Visanet Brasil, fez novas aquisições no mês de fevereiro, dentre eles 11 títulos em braile, possibilitando a inclusão de deficientes visuais à leitura.

A Biblioteca Livros Sobre Trilhos já conta com 384 sócios e fechou o mês de fevereiro com 101 novos inscritos e 537 empréstimos de livros. Dos novos associados, 67% são mulheres, e a maior faixa etária vai de 21 a 30 anos, embora existam inscritos de dez a 80 anos. Entre todas as categorias de livros que a biblioteca dispõe, a mais procurada é a literatura, seguida por filosofia e psicologia, história, geografia e biografia, generalidades e ciências sociais.

Cinco títulos se destacaram dentre os 2.397 livros que compõem o acervo. São: Fortaleza Digital, O Caçador de Pipas, Assassinato na Academia Brasileira de Letras, O Monge e o Executivo e O Último Templário. Segundo a bibliotecária Carla Casagrande, existem três períodos onde o fluxo de leitores é maior, como ao meio dia, às 17h e às 19h, coincidindo com os horários de faculdade e final de expediente.

A biblioteca Livros sobre Trilhos da Estação Mercado funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro, que é gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.