AMPID

Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência

Voltar para a página inicial.

Posse do Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca – Desembargador do TRT, 9ª Região
Discurso proferido por Maria Aparecida Gugel

Hoje, 17 de setembro de 2009, Dr. Ricardo Tadeu toma posse no cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª. Região, em vaga reservada ao quinto constitucional.

Membro do Ministério Público do Trabalho, ao longo de mais de uma década, teve atuação impecável no cumprimento das atribuições constitucionais. Sua Excelência teve sempre espírito arrojado na busca de soluções para as centenas de denúncia de violação de direitos dos trabalhadores e de conflitos coletivos entre empregados e empregadores, que lhe couberam atuar.

Poderia seguir adiante com vários adjetivos que qualificam a atuação de Sua Excelência. Hoje porém, atrevendo-me a ir além da representação institucional do Ministério Público do Trabalho pois me sinto ligada ao Dr. Ricardo Tadeu por laços não só de coleguismo como também de amizade, gostaria de compartilhar e celebrar com este egrégio Tribunal, autoridades, advogados, amigos e família, a oportunidade conferida a um cidadão, sensível e humanista, creditando a Sua Excelência a plena capacidade para o exercício dos misteres do encargo de juiz.

Retransmito ao Dr. Ricardo Tadeu os cumprimentos dos procuradores e da Procuradoria Geral do Trabalho, além dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal aos quais Sua Excelência está ligado por atuação associativa na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e idosos.

Adiciono a este momento a convicção de que a magistratura brasileira ganhou e se transformará, sobretudo em suas práticas e ambientes. Essa transformação que agora se inicia terá a colaboração do Dr. Ricardo Tadeu, da mesma maneira e intensidade com que Sua Excelência colaborou para transformar o Ministério Público do Trabalho em um ambiente de trabalho acolhedor, humano e acessível.

Leia sobre o evento no site do TRT-PR.


A AMPID regozija-se junto à sociedade brasileira com a nomeação de Ricardo Tadeu Marques da Fonseca para juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 9a. Região, do Estado do Paraná. A mensagem dirigida à AMPID sintetiza o seu pensamento e o efetivo envolvimento com as questões da pessoa com deficiência.

Carta de Ricardo Tadeu à AMPID

Caros amigos da AMPID,

Para mim foi uma honra partilhar com vocês a trincheira na luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Decidi ir para a magistratura, realizando um velho sonho, mas a minha passagem pelo Ministério Público me ensinou a valorizar a importância dos Direitos Humanos e do novo Direito Constitucional, norteado pela normatização dos princípios. Continuemos juntos, portanto, no mister de construir um Brasil livre, justo e solidário.

A ratificação da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, com status constitucional, propiciou uma eficiente ferramenta para a transformação social que desejamos. Trouxe, porém, maior responsabilidade para os agentes políticos, que devem fazer cumprir a força normativa daquele tratado. Nisso, estamos efetivamente juntos.

Um abraço,

Ricardo Tadeu

Moção de Apoio

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência - AMPID vem a público apoiar a nomeação de seu associado Ricardo Tadeu Marques da Fonseca ao cargo de juiz do tribunal regional do trabalho da 9ª Região - PR.

Ricardo Tadeu Marques da Fonseca é procurador regional do trabalho, em exercício no Estado do Paraná, mestre e doutor, jurista renomado e, atuante ativista dos direitos humanos do trabalhador.

Foi o candidato mais votado pela categoria quando da formação da lista sêxtupla, encaminhada ao Tribunal Regional do Trabalho.

A magistratura brasileira terá a oportunidade de incluir e conviver com ilustre pessoa e profissional, representante do Ministério Público.

A sociedade brasileira terá o privilégio de ter a seu serviço um cidadão preparado jurídica e emocionalmente para dar continuidade à sua atuação em prol do cumprimento das leis que regem as relações de trabalho individual e coletivo.

Ricardo Tadeu Marques da Fonseca é um bom exemplo de que ambientes de trabalho, sociais e atitudes sem barreiras promovem, em condições de igualdade, o ser humano com deficiência, dando-lhe plenas possibilidades de exercer e protagonizar seu papel no trabalho e junto à sociedade.


Brasília, 3 de junho de 2009.

Maria Aparecida Gugel
Presidente

Iadya Gama Maio
Vice-presidente