No próximo dia 30 de setembro acontece o Ciclo de Debates "Envelhecimento hoje: Assistência e Direitos"

quinta-feira, setembro 26th, 2019 @ 4:29PM

O Ciclo de Debates – Direitos Humanos e Cidadania é um evento anual do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (LabVida) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que esse ano completa 19 anos.
O evento tem como principal objetivo debater temas atuais relacionadas a garantia, promoção e defesa dos direitos humanos e de cidadania. Para tanto, considera as perspectivas das pesquisas acadêmicas, das políticas públicas e das lutas de coletivos e movimentos sociais. Os debates buscam, sobretudo, a troca entre os saberes acadêmicos, políticos e populares.
Esse evento é uma iniciativa de pesquisadores e bolsistas do LabVida, em parceria com estudiosos e pesquisadores de outras IES, gestores públicos, interlocutores políticos e agentes ligados a coletivos e movimentos sociais comprometidos com a construção de diálogos transdisciplinares numa sociedade marcada pela violação dos direitos humanos e pela negação da cidadania.

 

A mesa que abre o Ciclo de Debates, neste segundo semestre de 2019, se intitula: “Envelhecimento hoje: assistência e direitos” e tem por objetivo discutir uma temática que interessa a todas as gerações, pois o envelhecimento é um processo contínuo que acompanha as diferentes fases da vida e se encerra no que, sem eufemismos, chama-se de “velhice”. Este processo ganhou centralidade na vida contemporânea, devido à elevação da expectativa de vida da população mundial.

 

No Brasil, a população idosa (com mais de 60 anos de idade) já chega a 13% do total populacional, ultrapassando os 208 milhões de indivíduos, segundo projeção do IBGE em 2018. Ainda segundo o IBGE, estima-se que – em menos de cinquenta anos, no ano de 2060 – o número de idosos no país supere o número de adultos. Com isto, torna-se urgente refletir sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas idosas e da sociedade como um todo, especialmente porque diversas medidas legais e administrativas vêm sendo tomadas em função das mudanças da dinâmica populacional nacional.

 

Os sistemas públicos de previdência e seguridade social estão severamente ameaçados; de modo que as alternativas de assistência e direitos aos que estão envelhecendo hoje parecem se reduzir progressivamente, tornando-se cada vez mais alvejadas pela lógica capitalista da mercantilização. Assim, nossa expectativa de discussão hoje visa pensar sobre alternativas a este problema. O foco do evento é o idoso como alvo das políticas públicas e sujeito de direitos.

 

Coordenação: Alba Tereza B. Castro (UERJ)

 

Palestrantes:

 

– Alba Tereza B. Castro (Professora da UERJ);
– Adriana de Oliveira Alcântara (Professora da UECE/FAMETRO); Rafael Castelo Branco (Presidente do Conselho Estadual do Idoso e Membro da OAB-CE no Conselho);
– Alexandre Alcântara (Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará 17ª Promotoria de Justiça Cível – Núcleo do Idoso e Pessoa com Deficiência e Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência)

 

 

Local: Auditório da Reitoria

 

Horário: 9:00 às 12:00

 

Inscrições: Neste link: https://forms.gle/9L8YGtuNhuRqYufV9 ou
no local.

 

OBS.: Será concedido certificado eletrônico aos ouvintes.
APOIO: PPGS/UECE, CONSELHO ESTADUAL DO IDOSO DO CEARÁ -CEDI, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência – AMPID

 

 

 

very hairy pussy https://www.instagram.com/hairyhousewife/ very hairy pussy and crotch
female hairy armpits www.instagram.com/hairyhousewife/ very hairy armpits
very hairy pussy https://www.instagram.com/hairyhousewife/ very hairy pussy and crotch
very hairy pussy https://www.instagram.com/hairyhousewife/ very hairy pussy and crotch

Posted by
Categories: Idosos

No comments yet. Be the first!

You must be logged in to post a comment.

Info

....