AMPID apoia novo curso de Fundamentos de Psicogerontologia: Ger-Ações. Inscrições abertas para 2020!

sexta-feira, novembro 22nd, 2019 @ 12:38PM

Fundamentos de Psicogerontologia
O curso Fundamentos de Psicogerontologia teve sua origem em um outro curso oferecido na COGEAE-PUC-SP entre os anos de 2005 e 2010, e, ainda antes, nos cursos de aperfeiçoamento oferecidos por Delia Catullo Goldfarb, no Instituto Sedes Sapientiae durante 7 anos.

 

Com a mesma coordenadora, Psicogerontologia: Fundamentos e Perspectivas, era oferecido em 2 módulos diferentes e complementares pelos quais passaram em torno de 300 alunos, muitos dos quais, hoje ocupam posições de destaque na área.

 

O mesmo curso, em versão compacta de 20 horas, foi oferecido em outras cidades (Recife, João Pessoa, Porto Velho, Fortaleza).

 

Ainda antes, a Psicogerontologia se apresentava para a academia como um tema novo e instigante. Entre os anos de 2000 e 2004, através do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE-PUC-SP) realizamos mensalmente grupos de estudos e oficinas; organizamos com grande sucesso, um seminário com a presença de Diana Singer, especialista argentina no tema e publicamos um caderno temático da Revista Kairós-Gerontologia sob o título de Psicogerontologia: contribuições da psicanálise ao envelhecimento (Educ-PUC-SP) e Psicogerontologia: fundamentos e práticas, pela Ed. Juruá-SP.

 

O curso de Especialização em Gerontologia oferecido pelo NEPE em várias capitais da região norte de nosso país, já contava com um módulo de Psicogerontologia.

 

No ano de 2005, um Congresso da Universidade Maimónides de Buenos Aires, deu origem à Rede Interdisciplinaria de Psicogerontologia (Redip), constituída por representantes de vários países de América Latina que veem organizando congressos bienais. Assim, a Psicogerontologia e as amizades foram se desenvolvendo em Uruguai, Brasil, Chile, México, Cuba, Bolívia, Argentina.

 

Em 2009 aconteceu em São Paulo o congresso Envelhecimento e contemporaneidade: subjetividade, cultura e poder, organizado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP e pela Ger-Ações.

 

A partir de 2012, o curso de Psicogerontologia: fundamentos e perspectivas, passou a ser oferecido pela Ger-Ações com nova configuração e sob o  nome de Fundamentos de Psicogerontologia.

 

A psicogerontologia nasce como a contribuição de um novo saber com base no trabalho interdisciplinar e multifocal.  Fiéis a este princípio, podemos entendê-la como um campo do conhecimento em permanente transformação, dirigido aos diversos profissionais atuantes ou com projeto de atuação na área gerontológica, aos interessados no tema  e aos estudantes dos últimos  períodos da graduação de qualquer área do conhecimento, que desejam aprofundar sua formação ou  refletir sobre o tema  em concordância com os mais avançados conhecimentos da área e sólidos princípios éticos.

 

A psicogerontologia faz uma reflexão sobre os aspetos psíquicos do envelhecimento, as novas organizações subjetivas do ser que envelhece, as principais patologias que afetam sua saúde, a imagem social do idoso, a cultura que a determina e as leis que regulamentam sua atuação e protegem ou atacam seus direitos de cidadania. Como vemos, um amplo leque de fatores biosociopsicopolíticos e culturais que contribuem à construção histórica da subjetividade do ser que envelhece.

 

Inscrições: cursosgeracoes@gmail.com / www.geracoes.org.br

 

 

Posted by
Categories: EVENTOS, Idosos, Publicações em Destaque
Tags: , ,

No comments yet. Be the first!

You must be logged in to post a comment.

Info

....