Ampid
Associação Nacional dos Membros do Ministério Público
de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência
Bom dia! Hoje é sexta-feira,
19 de abril de 2024. A+ A-
O que é AMPID?  |Artigos  |Legislação  |Modelos de Ações  |Promotorias Vinculadas  |Links  |Eventos  |Notícias  |

Fóruns Permanentes: Direitos da Pessoa Idosa


Carta do Ceará

Reuniram-se na cidade de Caucaia, estado do Ceará, nos dias 19 e 20 de novembro de 2009, representantes de fóruns, presentes no I Encontro Nacional de Fóruns Permanentes da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, com o objetivo de unificar as lutas em prol da garantia dos direitos e dignidade do idoso, na perspectiva da construção de espaços públicos de controle social democrático.

A convergência de posições dos diferentes fóruns presentes, no tocante à lenta implementação da Política Nacional do Idoso - PNI, Estatuto do Idoso, políticas, programas e ações governamentais e, demais legislações voltadas para o idoso, considerando que não vêm sendo cumpridas com efetividade, exige que os Fóruns se posicionem e pressionem de forma organizada os Poderes Públicos, para que cumpram seus compromissos e que assim se responsabilizem também pelos acordos firmados na II Assembléia Mundial do Envelhecimento, realizada em Madrid em abril 2002 e outras reuniões internacionais e suas Diretrizes.

Nesse sentido, os representantes desse Encontro reafirmam que os Fóruns coordenados pela sociedade civil sejam permanentes e se constituam espaços públicos legítimos de representação e participação social do idoso e de protagonismo na conquista e defesa de seus direitos.

Desta forma, deliberaram pela dinamização dos fóruns existentes e pela organização de novos fóruns coordenados pela sociedade civil nas regiões, estados, municípios e ou demais localidades e, ainda, que se realize o II Encontro Nacional de Fóruns Permanentes da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em novembro de 2010 no Ceará.

Por fim, reivindicam que o Estado, a sociedade civil organizada e as entidades viabilizem recursos para a organização e as ações dos fóruns no processo de politização do segmento idoso e de articulação com os demais fóruns e conselhos.

Definiram por instituir o dia 19 de novembro DIA NACIONAL DE LUTA pela garantia dos direitos sociais e efetivação das políticas do idoso na concretização do ENVELHECIMENTO COM DIREITOS E DIGNIDADE.

Caucaia, Ceará, 20 de novembro de 2009




Deliberações do Iº Encontro Fóruns Permanentes da Sociedade Civil de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa

EIXO - PAPEL DOS FÓRUNS PERMANENTES DA SOCIEDADE CIVIL DE DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Entendemos que os Fóruns Permanentes da sociedade civil de defesa de direitos da pessoa idosa são espaços de articulação política e mobilização de organizações da sociedade civil na perspectiva de protagonização e participação social por conquistas e defesas dos direitos da pessoa idosa, tendo como tarefas:

1 - atuar na articulação dos fóruns existentes e incentivar a formação de novos fóruns regionais, estaduais, municipais e outras localidades;

2 - promover a articulação entre os diversos conselhos setoriais e de direitos e demais fóruns de segmentos sociais na perspectiva das lutas gerais e pela cidadania emancipada;

3 - articular nas três esferas do governo propondo projetos de leis e emendas que beneficiem as pessoas idosas;

4 - desenvolver práticas políticas em defesa dos direitos das pessoas idosas pela implementação efetiva da política nacional do idoso e pelo cumprimento integral do estatuto do idoso.

5 - promover a discussão e debate sobre formas de garantir a obtenção de recursos orçamentários e financeiros para a implantação e funcionamento dos fóruns.

EIXO - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

A - Fica mantida a denominação de "ENCONTRO NACIONAL DE FÓRUNS" até o próximo Encontro;

Recomendação: que aconteçam encontros estaduais de preparação para os encontros nacionais.

B - A coordenação do Encontro Nacional de Fóruns Permanentes da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa será exercida por dois representantes de Fóruns de cada Região presentes ao Encontro.

C - O Estado do Ceará foi escolhido para sediar a realização do próximo encontro em novembro de 2010.

D - Foram eleitos os seguintes Fóruns para compor a Coordenação Nacional:

REGIÃO NORTE

1 - Fórum Permanente do Idoso do Estado do Amazonas (AMAZONAS)

2 - Fórum Metropolitano da Pessoa Idosa - (PARÁ)

REGIÃO NORDESTE

3 - Fórum Cearense da Política para o Idoso - FOCEPI (CEARÁ)

4 - Fórum Permanente de Defesa do Idoso - (BAHIA)

REGIÃO SUDESTE

5 - Fórum Permanente da Política Nacional e Estadual do Idoso no Estado do Rio de Janeiro - FórumPNEIRJ (RIO DE JANEIRO)

6 - Fórum Permanente da Política Municipal do Idoso da Cidade do Rio de Janeiro FÓRUM PMI (RIO DE JANEIRO)

REGIÃO SUL

7 - Fórum Paranaense do Idoso (PARANÁ)

8 - Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropoliana. (PARANÁ)

Cada Fórum deverá indicar um membro titular e um suplente para compor a coordenação.

De volta ao início da página